Representantes do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) estiveram no último dia 19/06 com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, comprometendo-se a combater a disseminação das fake news nas eleições de outubro deste ano.
Na reunião, revelada pelo jornalista Fernando Vasconcelos, de Brasília, foi assinado um “Termo de Compromisso” em que os profissionais de marketing político — popularmente chamados no Brasil de “marqueteiros” — procurarão “identificar e apontar notícias falsas através de um canal direto com o tribunal, colaborando, assim, com a promoção de um ciclo eleitoral mais transparente e justo”.
O TSE tem se manifestado recentemente com muita ênfase na preocupação com o efeito que as fake news poderão ter nestas eleições. O órgão garante que atuará com “poder de polícia”, prometendo inclusive “pedir anulação da candidatura beneficiada de forma massiva pelas fake news”.
O CAMP foi formalizado em abril último com a participação de dezenas de publicitários que atuam na área eleitoral e atendendo a contas do poder público. A presidência da entidade está com Bruno Hoffmann, CEO da Esplanada, e a vice-presidência com Dudu Godoy, da NBS.
A associação conta que reúne consultores, estrategistas, jornalistas, publicitários e pesquisadores que já estiveram em campanhas políticas e gestões de mandato para a maioria dos partidos brasileiros. Entre suas metas, debater como a população pode ser beneficiada por regras mais claras e mais justas durante o período eleitoral, a partir de uma reforma política mais conectada com a vontade popular e com a realidade do mercado. Eles também pretendem atuar no aperfeiçoamento dos profissionais de Marketing Político, organizando eventos e valorizando o seu trabalho.